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Descubra as 7 melhores práticas para o seu blog de agência de viagens

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As melhores dicas para fazer o blog da sua agência de viagens ser o maior aliado do seu negócio


Em qualquer lugar que você olhe no mundo digital, as viagens estão lá como um dos maiores sonhos de consumo atuais. Destinos paradisíacos, diferentões ou desafiadores têm sido o alvo de pessoas que buscam viver novas experiências pelo mundo afora. Para atender este público, o que não faltam são pessoas dando dicas em redes como Intagram, YouTube e TikTok. No entanto, muitas vezes, essas redes funcionam apenas como iscas para fazer com que o consumidor comece a pensar em determinado destino. É nas redes sociais que temos o primeiro contato com um local que pode entrar para a nossa lista de desejos.

Porém, há também aquele cliente que, já decidido a viajar, começa a buscar mais informações sobre o local, sobre hospedagens e, claro, sobre agências de viagens que possam levá-lo. E é no Google que este usuário vai buscar por informações. Lá ele encontrará detalhes, como roteiros e preços.

Por isso, uma agência de viagens que deseja crescer precisa se posicionar muito bem na plataforma. E não tem maneira melhor de fazer isso do que por meio de um bom blog. Se bem posicionado no buscador, é ele quem vai levar o seu cliente diretamente até você.

Por isso, hoje vamos mostrar as 7 melhores práticas para o blog da sua agência de viagens. Com ele, você conseguirá atrair e fidelizar clientes, dar dicas de roteiros e ainda criar uma comunidade de viajantes. Bora aprender?

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As 7 melhores práticas para o blog da sua agência de viagens

Se a sua agência de viagens busca se destacar, conquistar a preferência dos consumidores online e construir uma presença digital sólida, estas sete práticas estratégicas para blog serão fundamentais. Nossa meta é orientar seu negócio na jornada para uma presença digital robusta. Confira as melhores práticas abaixo, uma combinação de insights do Google e anos de experiência da nossa agência:

1) Entenda sua persona

Entender quem é o seu cliente e o que ele busca é fundamental para começar a criar conteúdo para o blog da sua agência de viagens. Com a persona em mente, é possível pensar em estratégias muito bem direcionadas. Por exemplo, qual a faixa etária que você quer atingir ou já atinge? São clientes de luxo ou que viajam de forma mais econômica? Qual a localização deles? São casais, amigos ou viajantes solo que mais buscam seus serviços? Ao entender com quem está falando, você para de jogar palavras soltas por aí e começa a falar diretamente com quem te interessa. Veja algumas dicas para identificar a sua persona:

  • Realize pesquisas de mercado para entender quem são os clientes típicos de agências de viagens
  • Converse com os clientes atuais. Obtenha feedback sobre suas experiências, preferências e o que eles valorizam em uma agência de viagens.
  • Utilize ferramentas de análise para examinar o comportamento online dos visitantes do site da agência. Descubra de onde vêm, quais páginas visitam e que tipo de conteúdo consomem.
  • Analise as interações nas redes sociais. Quem são os seguidores? Que tipo de conteúdo gera mais engajamento?
  • Com base nos dados coletados, crie personas fictícias representando os diferentes segmentos de clientes. Dê a cada persona um nome, idade, interesses e desafios específicos.
  • Examine o público-alvo das agências de viagens concorrentes. Isso pode fornecer insights sobre quem está interessado nesses serviços e como sua agência pode se diferenciar.
Blogs agências viagem
Com a persona em mente, é possível pensar em estratégias muito bem direcionadas
Vamos conversar?

2) Ofereça uma boa experiência na página

Isso significa ter um site bonito e responsivo. Ou seja, que ofereça uma navegação rápida e intuitiva e que tenha um visual atrativo. Afinal, todo gostamos de navegar por um site visualmente agradável, que não seja lento e com fácil acesso para as principais informações. É assim que o seu blog precisa ser. Seu usuário precisa encontrar lá uma fonte de pesquisas confiável e acessível sobre os destinos que o interessam. Veja algumas dicas de como melhorar a experiência no blog da sua agência de viagens:

  • Utilize um design atraente, com imagens de alta qualidade que inspirem viagens. Mantenha um esquema de cores harmonioso relacionado ao tema.
  • Certifique-se de que o blog seja totalmente responsivo, garantindo uma experiência consistente em dispositivos móveis, tablets e desktops. Isso é crucial, pois muitos usuários acessam blogs de viagens em movimento.
  • Organize as categorias de maneira lógica e utilize um menu de navegação simples para que os usuários possam encontrar facilmente o que estão procurando.
  • Inclua chamadas de ação (CTAs) claras para incentivar os usuários a realizar ações específicas, como a reserva de pacotes de viagens.

Blog de agência de viagens
Utilize um design atraente, com imagens de alta qualidade que inspirem viagens

3) Invista em otimização SEO

Otimize seu conteúdo para os motores de busca. Pesquise palavras-chave relevantes para o setor de viagens e incorpore-as em seus artigos de forma natural e fluida. Isso aumentará a visibilidade do seu blog, atraindo potenciais viajantes interessados exatamente nos serviços que sua agência oferece.

Pense só: uma pessoa está indo para a Turquia e ainda não escolheu uma agência de viagens para guiá-la; ela busca no Google “agência de viagens Turquia” e encontra o seu site/blog cheio de informações relevantes. Este usuário, já no fundo do funil, tem grande chances de se tornar o seu cliente. O que nos leva à próxima boa prática.

Google viagem
A otimização SEO aumentará a visibilidade do seu blog, atraindo potenciais viajantes interessados exatamente nos serviços que sua agência oferece
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4) Contrate uma boa agência especializada em SEO

Quem está buscando crescer no Google, sabe o quanto a otimização SEO é essencial. No entanto, a prática não é tão simples. Portanto, quanto maior a especialização do profissional, mais chance de fazer o seu blog de agência de viagens bombar.

Neste post, mostramos as funções de uma agência especializada em SEO, como SEO on-page, SEO técnico e SEO off-page, criando estratégias eficientes e personalizadas para cada tipo de negócio. Aqui apresentamos a Pura SEO que tem uma década de eperiência no assunto, alavancando marcas no mundo digital.

Blog de agência de viagens
Quanto maior a especialização em SEO do profissional, mais chance de fazer o seu blog de agência de viagens bombar

5) Crie bons conteúdos

Por mais que a otimização SEO seja essencial, você não pode esquecer que escreve para pessoas e, portanto, o conteúdo deve ser realmente bom e não apenas parecer bom. Até porque, os algoritmos do Google estão cada vez mais atentos a textos que são feitos apenas para os motores de busca. Portanto, escrever bem é parte essencial da estratégia. Veja algumas dicas para criar bons textos para o blog da sua agência de viagens:

  • Aborde os leitores de forma pessoal, utilizando uma linguagem próxima, como se falasse com um conhecido.
  • Utilize imagens de alta qualidade, vídeos inspiradores e gráficos para complementar o conteúdo escrito.
  • Divida o texto em seções ou tópicos, utilizando subtítulos e listas para facilitar a leitura.
  • Utilize palavras-chave relevantes de forma natural para otimizar o blog para os motores de busca.
  • Incentive a participação dos leitores através de perguntas, enquetes ou pelos comentários.
Blog de agência de viagens
Por mais que a otimização SEO seja essencial, você não pode esquecer que escreve para pessoas e, portanto, o conteúdo deve ser realmente bom e não apenas parecer bom
Conversar com especialistas

6) Busque promoções e parcerias

Utilize o blog como uma plataforma para promover promoções exclusivas e parcerias estratégicas. Ofereça descontos especiais em pacotes de viagem ou colaborações com marcas de viagens reconhecidas para atrair a atenção e confiança dos leitores.

Outra boa dica é construir relacionamentos com influenciadores que poderão divulgar seu negócio em suas redes sociais. Em contrapartida, ofereça cupom de desconto para os leitores do divulgador e uma comissão por viagem fechada.

Além disso, você pode buscar programas de filiados como de chips de celular, seguros viagem e outros serviços que, quando seus leitores contratarem, também renderão comissionamento para a sua agência.

Blog de agência de viagens
Utilize o blog como uma plataforma para promover promoções exclusivas e parcerias estratégicas

7) Deixe seus roteiros claros e acesíveis

Claro que o objetivo de um blog de agência de viagens é converter em vendas. Ou seja, a ideia é que os usuários que chegarem até você, fechem com a sua empresa. Por isso, é muito importante que eles encontrem um produto bem apresentado. Para isso, tenha uma parte do site com os seus roteiros base expostos de forma clara e acessível, com todas as informações fundamentais.

Além disso, ofereça roteiros personalizados. Mostre expertise ao criar itinerários exclusivos para diferentes tipos de viajantes. Isso não apenas atrairá leitores em busca de informações valiosas, mas também posicionará sua agência como uma autoridade no setor.

SEO para agencia viagem
tenha uma parte do site com os seus roteiros base expostos de forma clara e acessível, com todas as informações fundamentais
Conversar com especialistas

Conheça a Pura SEO

Com uma trajetória de mais de uma década dedicada à excelência em blogs e anúncios digitais, a Pura SEO é uma agência boutique comprometida em oferecer atendimento personalizado e próximo aos parceiros. Nossa missão é impulsionar resultados exponenciais para os nossos clientes através do Google e de outras plataformas digitais.

Nossa jornada teve início movida pela paixão em criar blogs. A ideia sempre foi oferecer um conteúdo que verdadeiramente ajudasse as pessoas atavés da informação. Ao longo dos anos, cultivamos uma expertise única, compreendendo profundamente o comportamento de busca dos usuários e criando conteúdos que se destacam nas páginas de resultados de busca (SERP). Isso faz com que os seus produtos apareçam à uma audiência qualificada.

No cerne de nossa abordagem está o SEO (Search Engine Optimization), uma ferramenta poderosa que empregamos para elevar tanto a qualidade quanto a quantidade do tráfego direcionado aos sites de nossos clientes. Nossas estratégias envolvem a criação de conteúdos de qualidade, desenvolvimento web, anúncios otimizados e o fortalecimento da autoridade de marca. Em 2023, alcançamos mais de 100 milhões de usuários, um testemunho do compromisso incessante com o sucesso de nossos parceiros.

Porém, entendemos que cada cliente é único e por isso personalizamos nossas soluções para atender às necessidades específicas de cada negócio. Conte conosco para transformar sua presença online!

Na Pura SEO, acreditamos que o sucesso de nossos clientes é o nosso sucesso!

Vamos conversar?
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FAQ

Por que investir em blogs é fundamental para a estratégia digital de uma agência de viagens?

Blogs são uma poderosa ferramenta para transmitir informações, destacar experiências e otimizar a presença online, conectando a agência diretamente aos consumidores em potencial. Leia mais.

Qual a importância do SEO para o sucesso do meu blog de viagens?

O SEO é crucial para aumentar a visibilidade online. Contrate uma agência especializada, como a Pura SEO, que ajude a atrair mais visitantes interessados Leia mais.

Como posso tornar meu blog de agência de viagens mais atrativo?

Utilize elementos visuais atraentes, como imagens de alta qualidade e vídeos inspiradores, para encantar os leitores e tornar a experiência mais agradável. Leia mais.

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